Entre sistemas construtivos que vem ganhando notoriedade, estão as Construções Modulares, muito conhecidas por sua praticidade. As Vantagens da Construção Modular são inúmeras e o sistema vem se desenvolvendo cada vez mais no mundo todo, principalmente no Brasil.
O que é Construção Modular?
Construção Modular, ou pré fabricada, é um sistema construtivo cujo é montado a partir de módulos individuais, que são construídos em fábricas e são levados ao canteiro de obras, onde são montados. Esse sistema já é muito utilizado nos Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália. São inúmeras as vantagens da Construção Modular, e essa tecnologia é baseada em eficiência, precisão e sustentabilidade.
Enquanto em uma obra convencional, todo edifício é construído do início ao fim no local, enquanto na construção modular os módulos são todos industrialmente fabricados, não tendo a necessidade de esperar a preparação do terreno para começar a construção isso faz com que as construções desse sistema possuam custos e prazos reduzidos.
Essa tecnologia pode utilizar matérias-primas padrão, como o concreto, o aço e a madeira, e pode ser utilizado em obras residenciais, comerciais e industriais. É possível encontrar construções modulares de diferentes estilos e designs, mostrando o quão versátil é o sistema.
Vantagens da Construção Modular
Agilidade:
Às obras do sistema de construção modular são, em sua maior parte, desenvolvidas em fábrica para agilizar no canteiro de obras. Isso faz com que o prazo diminua, juntamente com os valores, se comparado a uma obra em alvenaria. Uma construção modular pode ficar pronta em média de 60 dias, desde a fabricação dos módulos, ou caixas, na fábrica até a montagem no canteiro de obras. Na China, um prédio de 57 andares foi montado em apenas 19 dias, provando o quão rápido e versátil é a arquitetura modular.
Economia e Precisão Orçamentária:
Como as construções modulares são, em seu maior tempo, fabricadas industrialmente (off-site), isso gera um trabalho sem desperdício de tempo e mão de obra, diminuindo o prazo final da obra em tempo significativo e diminuindo os custos. Por se tratar de um sistema construtivo industrializado, o prazo final é bem menor do que uma construção no modelo convencional, isso também gera menos custos com mão de obra, por se tratar de menos tempo de trabalho. Estima-se que um proprietário pode ter uma redução de 10% a 20% comparado ao sistema convencional. Devido à sua precisão, o valor estipulado para a construção dos módulos não sofre alterações pois segue um projeto, descartando a possibilidade de sustos com custos extras ao decorrer da obra.
Limpeza e Conservação:
A Construção Modular é considerada uma construção sustentável pois, além de quase não utilizar água em sua composição, seus componentes são inteiramente recicláveis. É o sistema que tem menos desperdícios de materiais devido à fabricação industrial. Isso leva a organização no canteira de obras, mantendo a limpeza e conservação do local. Uma obra modular gera menos de 1% de resíduos.
Precisão:
Como essa tecnologia é projetada e calculada milimetricamente, anula completamente a possibilidade de erros e, automaticamente, reduz custos por não ter que enfrentar gastos extras. Diferente das construções em alvenaria, que são calculadas em centímetros e por esse motivo acumula muitos erros, sem contar os enormes gastos que não estão no orçamento. Isso faz com que essa tecnologia seja utilizada em construções de diferentes portes.
Sustentabilidade:
Por ser um sistema de construção à seco, os módulos são completamente montados em fábrica, isso gera menos desperdícios do que obras no sistema convencional, além dos materiais utilizados na montagem serem totalmente recicláveis, como o aço galvanizado, e outros componentes terem parte de sua composição.
Tecnologia:
As Construções Modulares permitem a construção de prédios ou casas em curto prazo. Os espaços são montados a partir de estruturas metálicas e painéis termo acústicos, que garantem total proteção ao calor e barulho. os processos de produção das construções modulares são muito mais sustentáveis, com menos perdas, menos geração de poluição e menor consumo de energia elétrica.
A construção modular também é extremamente flexível às necessidades individuais de cada cliente. É possível criar diversos ambientes de forma muito rápida, além de realizar movimentações com facilidade para maiores mudanças de layout
Transporte:
Enquanto no sistema convencional os materiais são transportados de acordo com o decorrer da obra, na construção modular os módulos são transportados praticamente prontos para o local da obra, o que acaba gerando um canteiro de obra mais limpo. Os módulos são transportados até a obra em caminhões e quando chegam a obra é necessário apenas encaixá-los, como se fossem peças de “Lego”. Uma curiosidade sobre as Construções Modulares é que, dependendo do projeto, os módulos podem ser realocados, ou seja, reutilizados em um outro espaço.
Construção Modular Vale a Pena?
Hoje a Construção Modular é utilizada em obras pelo mundo inteiro, seja ela uma obra de pequeno ou grande porte. Além de ser um método construtivo sustentável, ágil e preciso, é visto como o futuro da construção civil, junto com o Light Steel Frame. Isso prova que o sistema é, de fato, muito vantajoso e que realmente vale a pena o investimento. O custo-benefício é certo e te proporciona um imóvel de alta performance, cheio de vantagens incríveis e com toda a qualidade necessária.
Entre em contato com a Tecnoframe
A Tecnoframe faz parte do Grupo Tecno, que atua no mercado da construção civil a 13 anos com credibilidade e qualidade. A Tecnoframe é uma das líderes do mercado de construção a seco no Brasil e possui os melhores valores desse mercado. Então aproveite nossos serviços, entre em contato agora mesmo ou solicite um orçamento com uma das maiores empresas nacionais de LSF.