Close

7 Vantagens da Construção Modular

Construção Modular

7 Vantagens da Construção Modular

Entre sistemas construtivos que vem ganhando notoriedade, estão as Construções Modulares, muito conhecidas por sua praticidade. As Vantagens da Construção Modular são inúmeras e o sistema vem se desenvolvendo cada vez mais no mundo todo, principalmente no Brasil.

O que é Construção Modular?

Construção Modular, ou pré fabricada, é um sistema construtivo cujo é montado a partir de módulos individuais, que são construídos em fábricas e são levados ao canteiro de obras, onde são montados. Esse sistema já é muito utilizado nos Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália. São inúmeras as vantagens da Construção Modular, e essa tecnologia é baseada em eficiência, precisão e sustentabilidade.

Enquanto em uma obra convencional, todo edifício é construído do início ao fim no local, enquanto na construção modular os módulos são todos industrialmente fabricados, não tendo a necessidade de esperar a preparação do terreno para começar a construção isso faz com que as construções desse sistema possuam custos e prazos reduzidos.

Essa tecnologia pode utilizar matérias-primas padrão, como o concreto, o aço e a madeira, e pode ser utilizado em obras residenciais, comerciais e industriais. É possível encontrar construções modulares de diferentes estilos e designs, mostrando o quão versátil é o sistema.

Vantagens da Construção Modular

1 – Agilidade:

Às obras do sistema de construção modular são, em sua maior parte, desenvolvidas em fábrica para agilizar no canteiro de obras. Isso faz com que o prazo diminua, juntamente com os valores, se comparado a uma obra em alvenaria. Uma construção modular pode ficar pronta em média de 60 dias, desde a fabricação dos módulos, ou caixas, na fábrica até a montagem no canteiro de obras. Na China, um prédio de 57 andares foi montado em apenas 19 dias, provando o quão rápido e versátil é a arquitetura modular.

2 – Economia e Precisão Orçamentária:

Como as construções modulares são, em seu maior tempo, fabricadas industrialmente (off-site), isso gera um trabalho sem desperdício de tempo e mão de obra, diminuindo o prazo final da obra em tempo significativo e diminuindo os custos. Por se tratar de um sistema construtivo industrializado, o prazo final é bem menor do que uma construção no modelo convencional, isso também gera menos custos com mão de obra, por se tratar de menos tempo de trabalho. Estima-se que um proprietário pode ter uma redução de 10% a 20% comparado ao sistema convencional. Devido à sua precisão, o valor estipulado para a construção dos módulos não sofre alterações pois segue um projeto, descartando a possibilidade de sustos com custos extras ao decorrer da obra.

3 – Limpeza e Conservação:

A Construção Modular é considerada uma construção sustentável pois, além de quase não utilizar água em sua composição, seus componentes são inteiramente recicláveis. É o sistema que tem menos desperdícios de materiais devido à fabricação industrial. Isso leva a organização no canteira de obras, mantendo a limpeza e conservação do local. Uma obra modular gera menos de 1% de resíduos.

4 – Precisão:

Como essa tecnologia é projetada e calculada milimetricamente, anula completamente a possibilidade de erros e, automaticamente, reduz custos por não ter que enfrentar gastos extras. Diferente das construções em alvenaria, que são calculadas em centímetros e por esse motivo acumula muitos erros, sem contar os enormes gastos que não estão no orçamento. Isso faz com que essa tecnologia seja utilizada em construções de diferentes portes.

5 – Sustentabilidade:

Por ser um sistema de construção à seco, os módulos são completamente montados em fábrica, isso gera menos desperdícios do que obras no sistema convencional, além dos materiais utilizados na montagem serem totalmente recicláveis, como o aço galvanizado, e outros componentes terem parte de sua composição.

6 – Tecnologia:

As Construções Modulares permitem a construção de prédios ou casas em curto prazo. Os espaços são montados a partir de estruturas metálicas e painéis termo acústicos, que garantem total proteção ao calor e barulho. os processos de produção das construções modulares são muito mais sustentáveis, com menos perdas, menos geração de poluição e menor consumo de energia elétrica.

A construção modular também é extremamente flexível às necessidades individuais de cada cliente. É possível criar diversos ambientes de forma muito rápida, além de realizar movimentações com facilidade para maiores mudanças de layout

7 – Transporte:

Enquanto no sistema convencional os materiais são transportados de acordo com o decorrer da obra, na construção modular os módulos são transportados praticamente prontos para o local da obra, o que acaba gerando um canteiro de obra mais limpo. Os módulos são transportados até a obra em caminhões e quando chegam a obra é necessário apenas encaixá-los, como se fossem peças de “Lego”. Uma curiosidade sobre as Construções Modulares é que, dependendo do projeto, os módulos podem ser realocados, ou seja, reutilizados em um outro espaço.

Construção Modular Vale a Pena?

Hoje a Construção Modular é utilizada em obras pelo mundo inteiro, seja ela uma obra de pequeno ou grande porte. Além de ser um método construtivo sustentável, ágil e preciso, é visto como o futuro da construção civil, junto com o Light Steel Frame. Isso prova que o sistema é, de fato, muito vantajoso e que realmente vale a pena o investimento. O custo-benefício é certo e te proporciona um imóvel de alta performance, cheio de vantagens incríveis e com toda a qualidade necessária.

Entre em contato com a Tecnoframe

A Tecnoframe faz parte do Grupo Tecno, que atua no mercado da construção civil a 13 anos com credibilidade e qualidade. A Tecnoframe é uma das líderes do mercado de construção a seco no Brasil e possui os melhores valores desse mercado. Então aproveite nossos serviços, entre em contato agora mesmo ou solicite um orçamento com uma das maiores empresas nacionais de LSF.

Quer Construir em Steel Frame?

A Tecnoframe tem todas as soluções.