Como projetar em Light Steel Frame?

Projetar em Light Steel Frame ou Framing é um grande mistério para muitos Engenheiros e Arquitetos que querem trabalhar com o sistema.

Existem cursos? Qual Software se usa para executar o projeto? Onde busco informações? Quais as normas da ABNT para este sistema construtivos?

projetar-projeto-arquitetura-engenharia-light-steel-frame-tecnoframe-2

 

Vou tentar responder algumas dúvidas aqui.

Projeto

O Software mais usado o Autodesk Revit. Ele é utilizado apenas para o desenho, mas apresenta muitas vantagens. Como por exemplo a quantificação de material que é feita de forma simples e a possibilidade de todas as montagens serem feitas no mesmo arquivo.

Cursos

Existem alguns cursos no mercado. Um bom curso é o do CBCA (Centro Brasileiro de Construções em Aço). Eles também tem bastante material em apostilas que pode ser baixado diretamente no site e ajudam muito quem está começando. Mas também existem outras escolas e empresas que ministram alguns cursos na área. O maior problema ao meu ver que a grande maioria destes cursos é presencial, então se não tem nada em sua cidade você vai precisar se deslocar um pouco para adquirir conhecimento.

Segredos

Muitos projetistas e empresas não disponibilizam informações e não falam muito a respeito do assunto por temor de perder mercado. O que acho uma bobagem. Acredito que quanto mais divulgarmos e quanto mais gente souber a respeito do assunto, mais o mercado cresce. E todo mundo ganha com isto. Por isso tento divulgar o máximo de informações possível através das redes sociais.

Principais Normas – projetar em Light Steel Frame

ABNT NBR 15253:2014 – Perfis de aço formados a frio, com revestimento metálico, para painéis estruturais reticulados em edificações – Requisitos gerais. ABNT, Rio de Janeiro, 2014.

ABNT NBR 6355:2012 – Perfis estruturais, de aço, formados a frio – Padronização. ABNT, Rio de Janeiro, 2012.

ABNT NBR 14762:2010 – Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio. ABNT, Rio de Janeiro, 2010.

Diretriz SINAT 003 – Sistemas  construtivos estruturados em perfis leves de aço conformados a frio, com fechamentos em chapas delgadas (Sistemas Leves Tipo Light Steel Framing)