Close

Construção Modular no Brasil: Vale a Pena?

Construção Modular no Brasil

Construção Modular no Brasil: Vale a Pena?

Apesar da forte ligação da cultura brasileira com a alvenaria, isso vem sendo quebrado ano após ano conforme vão surgindo novas tecnologias, como é o caso do sistema de construção modular. Embora a Construção Modular tenha sido criada na Europa, está presente no Brasil há pelo menos 18 anos e recentemente vem ganhando mais destaque no mercado nacional, crescendo ano após ano.

O que é Construção Modular?

Construção Modular, ou pré fabricada, é um sistema construtivo cujo é montado a partir de módulos individuais, que são construídos em fábricas e são levados ao canteiro de obras, onde são montados. Esse sistema já é muito utilizado nos Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália. A Construção Modular é baseada em eficiência, precisão e sustentabilidade.

Enquanto em uma obra convencional, todo edifício é construído do início ao fim no local, enquanto na construção modular os módulos são todos industrialmente fabricados, não tendo a necessidade de esperar a preparação do terreno para começar a construção isso faz com que as construções desse sistema possuam custos e prazos reduzidos.

Essa tecnologia pode utilizar matérias-primas padrão, como o concreto, o aço e a madeira, e pode ser utilizado em obras residenciais, comerciais e industriais. É possível encontrar construções modulares de diferentes estilos e designs, mostrando o quão versátil é o sistema. A tecnologia modular é uma ideia inovadora capaz de entregar níveis de sofisticação, design, segurança e funcionalidade além das expectativas.

Construção Modular no Brasil

O Brasil ainda tem uma ligação muito forte com sistemas de construção convencional, como a alvenaria, e isso se tornou cultural. Mas, cada vez mais o Brasil vem adotando novas tecnologias construtivas, como o Light Steel Frame e as Construções Modulares, e hoje podemos encontrar obras com essas tecnologias espalhadas por todo o Brasil.

O sistema foi muito utilizado em construções de hospitais de campanha durante a pandemia do novo Coronavírus no Brasil, em 2020. Um deles foi o hospital do M’boi Mirim, em São Paulo, entregue em 33 dias, além de outros hospitais espalhados pelo Brasil. E não foram só hospitais. Em 2019, foi construído um hotel modular em Minas Gerais, na cidade de Itabirito. A grande curiosidade é que os quartos do hotel podem ter seus tamanhos customizados conforme a necessidade dos hóspedes.

A construção modular no Brasil ainda tem uma porcentagem bem baixa quando comparada a outros sistemas construtivos. Mas, um grande diferencial da construção industrializada é o retorno mais rápido do investimento, para quem procura imóveis para geração de renda, muito por conta da grande procura por novos substitutos de renda fixa no Brasil. Junto ao Light Steel Frame, as construções modulares são o futuro da construção civil e, quanto mais cedo percebermos isso, mais o Brasil tem a ganhar na diversidade de sua arquitetura nacional.

Entre em Contato com A Tecnoframe

A Tecnoframe faz parte do Grupo Tecno, que atua no mercado da construção civil a 13 anos com credibilidade e qualidade. A Tecnoframe é uma das líderes do mercado de construção a seco no Brasil e possui os melhores valores desse mercado. Então aproveite nossos serviços, entre em contato agora mesmo ou solicite um orçamento com uma das maiores empresas nacionais de LSF.

Quer Construir em Steel Frame?

A Tecnoframe tem todas as soluções.