As etapas de uma obra em Light Steel Frame funcionam como qualquer outra construção de edifícios, a diferença está em sua estrutura, isolamentos e nos revestimentos, tanto interiores quanto exteriores. Essas diferenças são as que tornam as construções em Light Steel Framing como uma dos sistemas construtivos mais utilizados no mundo, principalmente nos Estados Unidos, Japão, Canadá, Chile, entre outros.

O Light Steel Frame é formado por estruturas de perfis de aço galvanizado e é um sistema construtivo industrializado, além de ser uma construção sustentável por seu baixo consumo de água e energia e utilização de materiais recicláveis. As etapas de uma obra em Light Steel Frame se baseiam em fundação, painéis, cobertura e revestimento.

Etapas de uma obra em Light Steel Frame

Fundação

A fundação mais comum em uma construção a seco é o Radier, que é aplicável na maioria dos solos. o custo da fundação é em torno de 75% mais em conta do que uma construção convencional, muito pelo peso próprio da estrutura Steel Frame que é muito menor que o de uma obra em alvenaria. Pouco utilizada mas também podendo ser uma opção de fundação é a Sapata Corrida.

Painéis

Os painéis de aço estruturais são posicionados e fixados na fundação, sempre atento ao esquadro. Os painéis sempre vão para a obra já numerados para suas devidas posições, então é necessário atenção no posicionamentos dos mesmos. Os perfis também já vão perfurados com passagens para instalações hidráulicas e elétricas.

Cobertura

A estrutura da cobertura é feita com os perfis de aço galvanizado e acima do aço é aplicado o revestimento com as placas OSB e/ou placas cimentícias. Pode-se adicionar a camada de isolamento para proporcionar melhor conforto térmico e acústico a residência. Após o revestimento, é aplicado as telhas, as mais comuns para Steel Frame são: telhas sanduíches, telhas Shingle, telhas cerâmicas e as telhas de fibrocimento, porém a Shingle é a mais utilizada.

Revestimento

Os revestimentos são divididos em internos, de dentro da casa, e externo, de fora da casa. Além da proteção, são fundamentais para um melhor isolamento térmico e acústico.

  • Externo: os componentes para revestimento externo, em ordem de aplicação, são as Placas OSB (painéis de madeira extremamente resistentes), Membrana hidrófuga, Placa cimentícia, Base coat e o revestimento convencional (pinturas, texturas, pedras, porcelanato ou madeira).
  • Interno: os revestimentos das paredes internas são todos realizados com gesso acartonado. Nas paredes internas podem ser fixados todo tipo de objeto, pois o revestimentos é altamente resistente e rígido, aguentando cargas até maiores que as paredes de tijolos.

Vale lembrar que entre os revestimentos externos e internos, mais precisamente dentro do painel, é aplicada a lã de vidro, utilizada como isolante térmico e acústico.

Entre em contato com a Tecnoframe

A Tecnoframe faz parte do Grupo Tecno, que atua no mercado da construção civil a 13 anos com credibilidade e qualidade. A mentalidade de um grande Grupo de empresas que inspira confiança, mas com o atendimento personalizado que cada cliente necessita. A Tecnoframe é uma das líderes do mercado de Light Steel Frame no Brasil e possui os melhores valores desse mercado. Então aproveite nossos serviços, entre em contato agora mesmo ou solicite um orçamento com uma das maiores empresas nacionais de LSF.

Solicitar Orçamento