O Light Steel Frame vem crescendo no Brasil a cada ano que passa. Isso faz com que muitas pessoas queiram conhecer ou tenham inúmeras dúvidas sobre o sistema. “Light Steel Frame: Como Funciona?” é uma das questões mais ouvidas por quem trabalha com o sistema steel framing, e por isso a Tecnoframe separou esse conteúdo para você. Então confere aí.
O que é Light Steel Frame?
O Steel Frame, ou Light Steel Frame, é uma estrutura de aço que da sustentabilidade para a construção, seja de paredes ou telhados. O Steel Framing é uma solução barata, rápida e confiável.
Chamada também de construção à seco por não utilizar água, o sistema LSF utiliza diversos produtos que tem em parte ou inteiramente sua matéria prima reciclada, como o aço da estrutura e as placas OSB (Placas de madeira). A precisão do sistema, tanto dos cálculos quantitativos (quantidade de material que será utilizado) quanto da execução, é uma outra característica.
Já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, a geração de resíduos é praticamente zero, dispensando o corte de peças, consequentemente isso gera uma construção mais barata, rápida e limpa.
Light Steel Frame: Como funciona?
O Light Steel Frame funciona como um sistema construtivo estrutural. Uma obra LSF possui várias etapas:
Fundação
A fundação mais comum em uma construção a seco é o Radier, que é aplicável na maioria dos solos. o custo da fundação é em torno de 75% mais em conta do que uma construção convencional, muito pelo peso próprio da estrutura Steel Frame que é muito menor que o de uma obra em alvenaria. Pouco utilizada mas também podendo ser uma opção de fundação é a Sapata Corrida.
Painéis
Os painéis de aço estruturais são posicionados e fixados na fundação, sempre atento ao esquadro. Os painéis sempre vão para a obra já numerados para suas devidas posições, então é necessário atenção no posicionamentos dos mesmos. Os perfis também já vão perfurados com passagens para instalações hidráulicas e elétricas.
Cobertura
A estrutura da cobertura é feita com os perfis de aço galvanizado e acima do aço é aplicado o revestimento com as placas OSB e/ou placas cimentícias. Pode-se adicionar a camada de isolamento para proporcionar melhor conforto térmico e acústico a residência. Após o revestimento, é aplicado as telhas, as mais comuns para Steel Frame são: telhas sanduíches, telhas Shingle, telhas cerâmicas e as telhas de fibrocimento, porém a Shingle é a mais utilizada.
Revestimento
Os revestimentos são divididos em internos, de dentro da casa, e externo, de fora da casa. Além da proteção, são fundamentais para um melhor isolamento térmico e acústico.
- Externo: os componentes para revestimento externo, em ordem de aplicação, são as Placas OSB (painéis de madeira extremamente resistentes), Membrana hidrófuga, Placa cimentícia, Base coat e o revestimento convencional (pinturas, texturas, pedras, porcelanato ou madeira).
- Interno: os revestimentos das paredes internas são todos realizados com gesso acartonado. Nas paredes internas podem ser fixados todo tipo de objeto, pois o revestimentos é altamente resistente e rígido, aguentando cargas até maiores que as paredes de tijolos.
Vale lembrar que entre os revestimentos externos e internos, mais precisamente dentro do painel, é aplicada a lã de vidro, utilizada como isolante térmico e acústico.
Vantagens
Com uma infinita quantidade de benefícios, os principais são:
- Construção Sustentável, Limpeza e Conservação: o LSF é considerado uma construção sustentável pois, além de quase não usar água em sua composição, seus componentes são inteiramente recicláveis. Além de não utilizar água, é o sistema que tem menos desperdícios de materiais devido à fabricação industrial. Isso leva a organização no canteira de obras, mantendo a limpeza e conservação do local. Uma obra em Steel Frame gera menos de 1% de resíduos.
- Agilidade e Precisão: primeiramente, com a utilização do sistema construtivo Light Steel Frame, é possível que se tenha uma redução de até 60% no prazo da obra. Utilizando esses avanços, estima-se que casas populares podem ser construídas em, aproximadamente, 30 dias, prazo inviável em edificações de alvenaria. Aliás, reduzindo em até 60% o prazo da obra comparado ao método convencional. Como esse sistema possui alto nível de detalhamento dos processos das etapas (calculado em milímetros), as peças são fabricadas prontas para serem montadas e fixadas, sendo necessário apenas realizar a montagem e as ligações entre elas.
- Resistência: edificações em Light Steel Frame tem estrutura bastante resistente. A estrutura, quando devidamente ancorada, se comporta de forma dinâmica por ser interligada, distribuindo melhor os esforços causados pelo vento. Entretanto, isto é apenas um dos fatores que atesta que as casas em LSF são seguras. As casas que melhor resistiram ao Furacão Andrew, que atingiu o sul da Flórida em 1992, foram as construídas com sua estrutura em aço. Também é comprovado que o sistema Light Steel Framing é mais resistente do que o sistema tradicional contra tremores de terra.
- Fidelidade Orçamentária: devido à sua precisão, o valor estipulado para a construção dos perfis engenheirados não tem alterações, descartando a possibilidade de sustos ao decorrer da obra. Ao menos que o próprio cliente faça alterações no projeto. Certamente, a Tecnoframe está a disposição para orçamentos de clientes de todo o Brasil, com os melhores valores e fidelidade orçamentária.
Entre em contato com a Tecnoframe
A Tecnoframe faz parte do Grupo Tecno, que atua no mercado da construção civil a 13 anos com credibilidade e qualidade. A mentalidade de um grande Grupo de empresas que inspira confiança, mas com o atendimento personalizado que cada cliente necessita. A Tecnoframe é uma das líderes do mercado de Light Steel Frame no Brasil e possui os melhores valores desse mercado. Então aproveite nossos serviços, entre em contato agora mesmo ou solicite um orçamento com uma das maiores empresas nacionais de LSF.