Close

Light Steel Frame: Como Funciona?

Light Steel Frame: Como Funciona?

Light Steel Frame: Como Funciona?

O Light Steel Frame vem crescendo no Brasil a cada ano que passa. Isso faz com que muitas pessoas queiram conhecer ou tenham inúmeras dúvidas sobre o sistema. “Light Steel Frame: Como Funciona?” é uma das questões mais ouvidas por quem trabalha com o sistema steel framing, e por isso a Tecnoframe separou esse conteúdo para você. Então confere aí.

O que é Light Steel Frame?

Steel Frame, ou Light Steel Frame, é uma estrutura de aço que da sustentabilidade para a construção, seja de paredes ou telhados. O Steel Framing é uma solução barata, rápida e confiável.

Chamada também de construção à seco por não utilizar água, o sistema LSF utiliza diversos produtos que tem em parte ou inteiramente sua matéria prima reciclada, como o aço da estrutura e as placas OSB (Placas de madeira). A precisão do sistema, tanto dos cálculos quantitativos (quantidade de material que será utilizado) quanto da execução, é uma outra característica.

Já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, a geração de resíduos é praticamente zero, dispensando o corte de peças, consequentemente isso gera uma construção mais barata, rápida e limpa.

Light Steel Frame: Como funciona?

O Light Steel Frame funciona como um sistema construtivo estrutural. Uma obra LSF possui várias etapas:

Fundação

A fundação mais comum em uma construção a seco é o Radier, que é aplicável na maioria dos solos. o custo da fundação é em torno de 75% mais em conta do que uma construção convencional, muito pelo peso próprio da estrutura Steel Frame que é muito menor que o de uma obra em alvenaria. Pouco utilizada mas também podendo ser uma opção de fundação é a Sapata Corrida.

Painéis

Os painéis de aço estruturais são posicionados e fixados na fundação, sempre atento ao esquadro. Os painéis sempre vão para a obra já numerados para suas devidas posições, então é necessário atenção no posicionamentos dos mesmos. Os perfis também já vão perfurados com passagens para instalações hidráulicas e elétricas.

Cobertura

A estrutura da cobertura é feita com os perfis de aço galvanizado e acima do aço é aplicado o revestimento com as placas OSB e/ou placas cimentícias. Pode-se adicionar a camada de isolamento para proporcionar melhor conforto térmico e acústico a residência. Após o revestimento, é aplicado as telhas, as mais comuns para Steel Frame são: telhas sanduíches, telhas Shingle, telhas cerâmicas e as telhas de fibrocimento, porém a Shingle é a mais utilizada.

Revestimento

Os revestimentos são divididos em internos, de dentro da casa, e externo, de fora da casa. Além da proteção, são fundamentais para um melhor isolamento térmico e acústico.

  • Externo: os componentes para revestimento externo, em ordem de aplicação, são as Placas OSB (painéis de madeira extremamente resistentes), Membrana hidrófuga, Placa cimentícia, Base coat e o revestimento convencional (pinturas, texturas, pedras, porcelanato ou madeira).

 

  • Interno: os revestimentos das paredes internas são todos realizados com gesso acartonado. Nas paredes internas podem ser fixados todo tipo de objeto, pois o revestimentos é altamente resistente e rígido, aguentando cargas até maiores que as paredes de tijolos.

Vale lembrar que entre os revestimentos externos e internos, mais precisamente dentro do painel, é aplicada a lã de vidro, utilizada como isolante térmico e acústico.

Vantagens

Com uma infinita quantidade de benefícios, os principais são:

  • Construção Sustentável, Limpeza e Conservação: o LSF é considerado uma construção sustentável pois, além de quase não usar água em sua composição, seus componentes são inteiramente recicláveis. Além de não utilizar água, é o sistema que tem menos desperdícios de materiais devido à fabricação industrial. Isso leva a organização no canteira de obras, mantendo a limpeza e conservação do local. Uma obra em Steel Frame gera menos de 1% de resíduos.

 

  • Agilidade e Precisão: primeiramente, com a utilização do sistema construtivo Light Steel Frame, é possível que se tenha uma redução de até 60% no prazo da obra. Utilizando esses avanços, estima-se que casas populares podem ser construídas em, aproximadamente, 30 dias, prazo inviável em edificações de alvenaria. Aliás, reduzindo em até 60% o prazo da obra comparado ao método convencional. Como esse sistema possui alto nível de detalhamento dos processos das etapas (calculado em milímetros), as peças são fabricadas prontas para serem montadas e fixadas, sendo necessário apenas realizar a montagem e as ligações entre elas.

 

  • Resistência: edificações em Light Steel Frame tem estrutura bastante resistente. A estrutura, quando devidamente ancorada, se comporta de forma dinâmica por ser interligada, distribuindo melhor os esforços causados pelo vento. Entretanto, isto é apenas um dos fatores que atesta que as casas em LSF são seguras. As casas que melhor resistiram ao Furacão Andrew, que atingiu o sul da Flórida em 1992, foram as construídas com sua estrutura em aço. Também é comprovado que o sistema Light Steel Framing é mais resistente do que o sistema tradicional contra tremores de terra.

 

  • Fidelidade Orçamentária: devido à sua precisão, o valor estipulado para a construção dos perfis engenheirados não tem alterações, descartando a possibilidade de sustos ao decorrer da obra. Ao menos que o próprio cliente faça alterações no projeto. Certamente, a Tecnoframe está a disposição para orçamentos de clientes de todo o Brasil, com os melhores valores e fidelidade orçamentária.

Entre em contato com a Tecnoframe

A Tecnoframe faz parte do Grupo Tecno, que atua no mercado da construção civil a 13 anos com credibilidade e qualidade. A mentalidade de um grande Grupo de empresas que inspira confiança, mas com o atendimento personalizado que cada cliente necessita. A Tecnoframe é uma das líderes do mercado de Light Steel Frame no Brasil e possui os melhores valores desse mercado. Então aproveite nossos serviços, entre em contato agora mesmo ou solicite um orçamento com uma das maiores empresas nacionais de LSF.

Quer Construir em Steel Frame?

A Tecnoframe tem todas as soluções.

Identifique-se: