Close

O que é Construção Modular?

Construção Modular

O que é Construção Modular?

O que é Construção Modular?

Construção Modular, ou pré fabricada, é um sistema construtivo cujo é montado a partir de módulos individuais, que são construídos em fábricas e são levados ao canteiro de obras, onde são montados. Esse sistema já é muito utilizado nos Estados Unidos, Europa, Japão e Austrália. São inúmeras as vantagens da Construção Modular, e essa tecnologia é baseada em eficiência, precisão e sustentabilidade.

Enquanto em uma obra convencional, todo edifício é construído do início ao fim no local, enquanto na construção modular os módulos são todos industrialmente fabricados, não tendo a necessidade de esperar a preparação do terreno para começar a construção isso faz com que as construções desse sistema possuam custos e prazos reduzidos.

Essa tecnologia pode utilizar matérias-primas padrão, como o concreto, o aço e a madeira, e pode ser utilizado em obras residenciais, comerciais e industriais. É possível encontrar construções modulares de diferentes estilos e designs, mostrando o quão versátil é o sistema.

Construção Modular no Brasil

Apesar da forte ligação do povo brasileiro com a alvenaria, isso vem sendo quebrado ano após ano conforme vão surgindo novas tecnologias, como é o caso do sistema de construção modular. Embora essa tecnologia tenha sido criada na Europa, está presente no Brasil há pelo menos 18 anos e recentemente vem ganhando mais destaque no mercado nacional, crescendo ano após ano.

O sistema foi muito utilizado em construções de hospitais no início da pandemia do novo Coronavírus no Brasil. Um exemplo foi o hospital do M’boi Mirim, em São Paulo, entregue em 33 dias, além de outros hospitais espalhados pelo Brasil. Em 2019, foi construído um hotel modular em Minas Gerais, na cidade de Itabirito. A grande curiosidade é que os quartos do hotel podem ter seus tamanhos customizados conforme a necessidade dos hóspedes.

Vantagens

As obras modulares possuem diversas vantagens, entre elas as principais são:

Agilidade: Às obras do sistema de construção modular são, em sua maior parte, desenvolvidas em fábrica para agilizar no canteiro de obras. Isso faz com que o prazo diminua, juntamente com os valores, se comparado a uma obra em alvenaria. Uma construção modular pode ficar pronta em média de 60 dias, desde a fabricação dos módulos, ou caixas, na fábrica até a montagem no canteiro de obras. Na China, um prédio de 57 andares foi montado em apenas 19 dias, provando o quão rápido e versátil é a arquitetura modular.

Sustentabilidade: Por ser um um sistema de construção à seco, os módulos são completamente montadas em fábrica, isso gera menos desperdícios do que obras no sistema convencional. Além dos materiais utilizados na montagem serem totalmente recicláveis, por exemplo, o aço galvanizado.

Precisão: Como essa tecnologia é projetada e calculada milimetricamente, anula completamente a possibilidade de erros e, automaticamente, reduz custos por não ter que enfrentar gastos extras. Diferente das construções em alvenaria, que são calculadas em centímetros e por esse motivo acumula muitos erros, sem contar os enormes gastos que não estão no orçamento. Isso faz com que essa tecnologia seja utilizada em construções de diferentes portes.

Entre em contato com a Tecnoframe

A Tecnoframe faz parte do Grupo Tecno, que atua no mercado da construção civil a 13 anos com credibilidade e qualidade. A Tecnoframe é uma das líderes do mercado de construção a seco no Brasil e possui os melhores valores desse mercado. Então aproveite nossos serviços, entre em contato agora mesmo ou solicite um orçamento com uma das maiores empresas nacionais de LSF.

Quer Construir em Steel Frame?

A Tecnoframe tem todas as soluções.

(11) 2096-0667