Aqui você encontra tudo sobre Light Steel Frame, como: o que é, seus benefícios, viabilididade, qual o preço, onde comprar e mais. Veja!

O que é Light Steel Frame?

O Steel Frame, ou Light Steel Frame, é uma estrutura de aço que da sustentabilidade para a construção, seja de paredes ou telhados. O Steel Framing é uma solução barata, rápida e confiável.

Chamada também de construção à seco por não utilizar água, o sistema LSF utiliza diversos produtos que tem em parte ou inteiramente sua matéria prima reciclada, como o aço da estrutura e as placas OSB (Placas de madeira). A precisão do sistema, tanto dos cálculos quantitativos (quantidade de material que será utilizado) quanto da execução, é uma outra característica.

Já que a estrutura é fabricada com as dimensões definidas em projeto, a geração de resíduos é praticamente zero, dispensando o corte de peças, consequentemente isso gera uma construção mais barata, rápida e limpa.

LSF no Brasil

LSF no Brasil

LSF no Brasil

O Steel Frame no Brasil está em grande desenvolvimento. O sistema chegou ao Brasil em meados da década de 90 e, apesar de estar a bastante tempo por aqui, ainda passa por um processo de aceitação no mercado brasileiro. A construção à seco está sendo cada vez mais procurada por conta de sua agilidade e a economia de materiais.

Benefícios do Light Steel Frame

Com uma infinita quantidade de benefícios, os principais são:

  • Construção Sustentável, Limpeza e Conservação: o LSF é considerado uma construção sustentável pois, além de quase não usar água em sua composição, seus componentes são inteiramente recicláveis. Além de não utilizar água, é o sistema que tem menos desperdícios de materiais devido à fabricação industrial. Isso leva a organização no canteira de obras, mantendo a limpeza e conservação do local. Uma obra em Steel Frame gera menos de 1% de resíduos.
  • Agilidade e Precisão: primeiramente, com a utilização do sistema construtivo Light Steel Frame, é possível que se tenha uma redução de até 60% no prazo da obra. Utilizando esses avanços, estima-se que casas populares podem ser construídas em, aproximadamente, 30 dias, prazo inviável em edificações de alvenaria. Aliás, reduzindo em até 60% o prazo da obra comparado ao método convencional. Como esse sistema possui alto nível de detalhamento dos processos das etapas (calculado em milímetros), as peças são fabricadas prontas para serem montadas e fixadas, sendo necessário apenas realizar a montagem e as ligações entre elas.
  • Resistência: edificações em Light Steel Frame tem estrutura bastante resistente. A estrutura, quando devidamente ancorada, se comporta de forma dinâmica por ser interligada, distribuindo melhor os esforços causados pelo vento. Entretanto, isto é apenas um dos fatores que atesta que as casas em LSF são seguras. As casas que melhor resistiram ao Furacão Andrew, que atingiu o sul da Flórida em 1992, foram as construídas com sua estrutura em aço. Também é comprovado que o sistema Light Steel Framing é mais resistente do que o sistema tradicional contra tremores de terra.
  • Fidelidade Orçamentária: devido à sua precisão, o valor estipulado para a construção dos perfis engenheirados não tem alterações, descartando a possibilidade de sustos ao decorrer da obra. Ao menos que o próprio cliente faça alterações no projeto. Certamente, a Tecnoframe está a disposição para orçamentos de clientes de todo o Brasil, com os melhores valores e fidelidade orçamentária.

Por que construir em Steel Frame

Steel Frame

Steel Frame

Alguns motivos do por que construir seu imóvel em Light Steel Frame:

Sustentabilidade: O Steel Frame também é chamado de construção à seco, por não utilizar água na composição estrutural de sua obra. Além de não utilizar água, é o sistema que tem menos desperdícios de materiais devido à fabricação industrial. A estrutura é totalmente reciclável.

Agilidade: Por sua estrutura e painéis serem fabricados industrialmente, a hora da montagem é facilitada, pois a estrutura e painéis vão para obra prontos para serem apenas montados, por isso tamanha agilidade. Comparada à alvenaria, a construção em Steel Frame pode baixar o prazo final da obra em até 60%.

Tecnologia: Além de reduzir o prazo final da obra para ⅓, comparado a alvenaria, a tecnologia Steel Frame trás um ótimo isolamento acústico e térmico. A construção a seco também facilita a passagem e manutenção de instalações elétricas, hidrossanitárias, cftv, gás, dados, ar condicionado, dentre outras. Os perfis de aço galvanizado são leves e não geram grandes esforços de carga na estrutura.

Viabilidade do Steel Frame

O sistema Light Steel Frame é viável por vários fatores:

  1. Em médio se reduz o prazo da obra em 60% – O que reduz significativamente custos com mão de obra, aluguel de equipamentos, gerenciamento de obra, entre outros.
  2. As construções são muito mais leves do que as tradicionais reduzindo bastante o custo e o volume das fundações.
  3. O materiais para a construção são extremamente fáceis de se encontrar, visto que hoje grandes empresas do setor estão no Brasil.
  4. Existem vários estudos de viabilidade provando que em muitos casos o sistema LIGHT STEEL FRAMING chega a custar 30% mais barato que o convencional.
  5. Praticamente não existe desperdício de materiais. O sistema é completamente industrializado o que evita perdas de materiais e perda de tempo com mão-de-obra.

Alvenaria x LSF

Alvenaria x LSF

Alvenaria x LSF

Tijolos e Barros – Estrutura de aço

Controle menos preciso (centímetros) – Controle preciso (milímetros)

Tecnologia ultrapassada – Alta tecnologia

Muito lixo e entulhos – Limpa e sustentável

Até 25% de desperdício – Até 1% de desperdício

Processo artesanal – Processo industrializado

Obra lenta – Obra rápida

Desvantagens do Steel Frame

Apesar de suas inúmeras qualidades, o Steel Framing também apresenta desvantagens. Veja:

Cultura: O Brasil apresenta um problema cultural com o Steel Frame pois, na maioria das vezes, não vêem suas inúmeras vantagens. No Brasil, menos de 3% das edificações são construídas pelo sistema steel framing. O país ainda apresenta uma forte tradição com construções de alvenaria, mas, apesar desse tradicionalismo brasileiro, o sistema vem crescendo bastante no Brasil.

Limite de Pavimentos: Apesar dos perfis de aço galvanizado serem muito resistentes, existe um limite de andares para construções em Steel Frame. Mesmo sendo resistente, o aço é um material leve, devido a isso não é indicado para construções com mais de cinco andares, pois pode apresentar fragilidade.

Falta de mão de obra especializada: Talvez essa seja a maior dificuldade desse mercado. Existe uma certa escassez na mão de obra especializada pois o LSF é uma opção inovadora no Brasil. Para que seja possível oferecer todas as vantagens do Steel Frame, profissionais da área devem realizar treinamentos constantes da mão de obra. Se tem o desejo de se especializar, a Tecnoframe oferece ótimos cursos de montagem de LSF.

Qual é o preço do LSF

O custo do Steel Frame não é fixado, então varia de acordo com a complexidade do projeto, valor do aço no mercado nacional, revestimento, entre outros. O LSF geralmente custa 30% a menos do que obras realizadas em alvenaria, devido ao menor prazo de execução, racionalização de materiais e de mão-de-obra, menor custo de fundação por ser uma construção leve. Vale lembrar que a fidelidade orçamentária é um dos grandes aspectos positivos do sistema Light Steel Frame.

Curso de Steel Frame

curso de light steel frame

Curso de Light Steel Frame

A Tecnoframe disponibiliza treinamentos de montagem de Light Steel Frame em diversas regiões do Brasil. O curso é lecionado por engenheiros da Tecnoframe, na parte teórica, e montadores profissionais, na parte prática. O grande curso de Steel Frame tem, aproximadamente, 75% de sua grade focada na parte de montagem.

Onde comprar LSF

A Tecnoframe é uma das líderes do mercado de Light Steel Frame no Brasil e possui os melhores valores desse mercado. Então aproveite nossos serviços, entre em contato agora mesmo ou solicite um orçamento com uma das maiores empresas nacionais de LSF.

Solicitar Orçamento